Foto: Edjor Borges (Divulgação)
Os 15 médicos profissionais que atuam em São Gabriel através do programa federal Mais Médicos, foram recebidos na tarde dessa terça-feira no gabinete do prefeito Rossano Gonçalves. Além dos médicos do programa, participaram da audiência o secretário Municipal da Saúde Ricardo Coirolo e a coordenadora Saionara Marques.
A audiência teve o objetivo de dar as boas-vindas aos sete novos médicos que se somaram a equipe do Mais Médicos em São Gabriel no último dia 28 de março, e que já estão desempenhando suas atividades na rede municipal de Saúde.
13 médicos cubanos encerram atividades em São Gabriel
O município possui nove unidades básicas de saúde e 17 equipes da Estratégia Saúde da Família, todas elas supridas com médicos tanto do programa Federal quanto da própria Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a coordenadora Saionara, no próximo edital, previsto para o começo deste mês, São Gabriel será contemplada com mais três médicos, aumentando para 18 o número de profissionais do programa Mais Médicos no município.
Quando o programa foi rompido por Cuba, ainda no ano passado, São Gabriel foi um dos municípios da região mais afetados com a saída dos médicos cubanos. Profissionais que haviam se habilitado para assumir na vaga deles acabaram desistindo, o que incomodou, no início deste ano, o secretário de Saúde. O problema também foi enfrentado por outros municípios. Cuba rompeu o convênio por conta das conta das críticas ao programa pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).